quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sustentabilidade na engenharia

Olá caros leitores, estamos aqui hoje para disponibilizar à vocês o primeiro projeto de sustentabilidade. Este projeto envolve as áreas de engenharia e arquitetura.
O projeto foi desenvolvido pela aluna Dayane e pelo aluno Diego, vamos ver quais são suas idéias e o que eles pretendem fazer.


• Objetivos:

Fazer uma maquete de madeira de uma casa sustentável, que utiliza energia solar e tem dutos ao lado da casa afim do recolhimento da água da chuva para ser utilizada na casa, a fim de evitar o desperdício.
A casa possuirá grandes janelas a fim de evitar o uso desnecessário de energia.


• Ações:

Primeiramente iremos construir as paredes da casa com madeira e, depois iremos fabricar o telhado de papelão com as placas solares feito de garrafa pet. Depois conectaremos as placas solares num tambor que será feito com potes plásticos, que gerará a energia que fará funcionar o chuveiro e demais coisas que serão feitos de canudos, logo em seguida faremos os dutos de recolhimento de água da chuva, que serão feitos de garrafa pet, e os tonéis que serão feitos com potes de plásticos, para guardá-los e pintaremos com tinta de madeira.



• Conclusão:

Com esse trabalho concluímos que, a sustentabilidade vai muito além de reciclagem e que em toda profissão podemos utilizar a sustentabilidade de algum modo, e que nem todos os recursos são caros, basta apenas ter força de vontade em querer mudar.
Por fim aprendemos que a sustentabilidade é algo de suma importância para o planeta pois é a partir dela que o futuro pode acontecer.


Análise crítica do autor:
Bom, pelas propostas apresentadas pelos dois alunos, podemos perceber que é um projeto não muito difícil de se executar.
Hoje em dia existem casas sustentáveis, com tetos solares por exemplo e com muitos outros recursos, fazendo com que não se gaste muita energia elétrica, economizando água, etc.
Casas sustentáveis são coisas acessíveis que deveriam ser mais investido e que traria benefícios notáveis.
Há muita coisa a se fazer para a sustentabilidade ser bastante usada, mas casa já é um bom início que pode ser feito, basta querer, como está dito na conclusão do grupo.

A equipe de reportagem, ao fim da apresentação do projeto fez uma pequena entrevista com os desenvolvedores deste.
E a aluna Dayane disse sobre os objetivos do projeto, escrito abaixo:
“O objetivo do projeto é uma casa em que tudo que é feito nela é sempre pensando no lado da sustentabilidade. A casa possuirá grandes janelas, afim de evitar o uso desnecessário de energia durante o dia e a noite será utilizado a energia obtida do sol captado pelas placas solares e toda água utilizada no caso, que não precisa ser potável, será água captada da chuva que cairá nas calhas sendo armazenada em um tonel.”


Bom, ficamos por aqui.
Obrigado a todos os leitores, postem seus comentários, façam suas perguntas porque tentaremos esclarecer qualquer dúvida apresentada aqui.

Nenhum comentário: